Setup Menus in Admin Panel

Contact

Gostaríamos de ouvir a sua opinião

Gostaríamos de o convidar a navegar nesta plataforma para ter uma melhor noção dos materiais gerados no contexto do projeto. Caso tenha alguma dúvida ou se tiver algum feedback sobre os materiais desenvolvidos, por favor, não hesite em entrar em contato connosco.

A nossa filosofia

O projeto transnacional EDUCATE visa integrar a ativação cognitiva (ou seja, trabalhar com tarefas desafiantes) e diferenciação, aspirando promover ambos os aspetos no ensino de Matemática. Para isso, por um lado, foram desenvolvidos materiais educativos com a intenção de apoiar os professores no envolvimento de todos os seus alunos em trabalhos desafiantes e, por um lado, apoiar os formadores de professores de modo a poderem prestar apoio produtivo aos professores neste tipo de atividade. Gostaríamos de convidá-lo a implementar esses materiais individualmente ou trabalhando em grupos (por exemplo, no contexto de clubes de vídeo de professores).

O principal objetivo do projeto EDUCATE foi desenvolver materiais para professores e formadores e poiar professores para que possam promover excelência e equidade em seu ensino, atendendo tanto à ativação cognitiva quanto à diferenciação.

Começamos por realizar uma avaliação de necessidades para identificar necessidades, desafios e dificuldades dos futuros professores em formação inicial e dos professores em serviço, relativamente ao seu uso de tarefas desafiantes com todos os seus alunos, através da observação do seu ensino e da realização de entrevistas (Fase 1). Depois, produzimos materiais destinados a ajudar os professores a atender simultaneamente à ativação cognitiva e à diferenciação e a apoiar os formadores de professores para trabalhar de modo produtivo com os professores para envolver todos os seus alunos em trabalho desafiante (Fase 2). O projeto não se limitou a produzir materiais para formadores de professores e professores, mas também os preparou para os pôr em prática em salas de aula reais, capitalizando a abordagem dos clubes de vídeo para envolver os professores a realizar reflexão guiada em torno de sua prática relativamente ao uso desses materiais (Fase 3). As versões finais dos materiais foram revistas, com base em nossas interações com quase cem professores, sendo depois enviadas para esta plataforma (Fase 4). Estes são os materiais em que você está convidado a usar!

Em particular, os objetivos do projeto EDUCATE eram:

– identificar as necessidades e desafios que os professores enfrentam quando pretendem envolver TODOS os seus alunos em trabalho cognitivamente ativador;
– desenvolver materiais informados por essas necessidades e desafios para apoiar os professores a atender tanto a ativação cognitiva como a diferenciação;
– desenvolver materiais de apoio para formadores para ajudar os professores à medida em que eles perseguem em simultâneo a dupla agenda de ativação cognitiva e diferenciação;
– para educar os professores e formadores para usar esses materiais no seu trabalho;
– para analisar o potencial desses materiais e o desenvolvimento profissional através de videoclubes na melhoria da qualidade de ensino relativamente a problemas de ativação cognitiva e diferenciação.

 

Este relatório fornece uma visão geral da implementação da abordagem EDUCATE (ou seja, processos) e sua eficácia (ou seja, resultados finais em termos de mudanças na qualidade do ensino).

Contate-nos


O consórcio do Projeto Europeu ERASMUS+ EDUCATE é composto por sete organizações em quatro países parceiros. Em particular, parceiros de quatro países europeus, Chipre, Grécia, Irlanda e Portugal, trabalharam juntos para desenvolver, realizar testes piloto e refinar os materiais de desenvolvimento profissional, bem como projetar um processo de desenvolvimento profissional em torno deles.


Você pode entrar em contato diretamente com os coordenadores locais de cada país parceiro:

  • Dr. Charalambos Y. Charalambous, University of Cyprus, Cyprus: cycharal@ucy.ac.cy

  • Professor Despina Potari, National and Kapodistrian University of Athens, Greece: dpotari@math.uoa.gr

  • Dr. Seán Delaney, Marino Institute of Education, Ireland, sean.delaney@mie.ie

  • Professor João Pedro da Ponte, Universidade de Lisboa, Portugal, jpponte@ie.ulisboa.pt
  • top